Blogroll

Blogger news

Blogger templates

Blogger templates

Tecnologia do Blogger.

Nav2 (Do not Edit Here)

Nav1 (Do not Edit Here)

Slider(Do Not Edit Here!)

Oculus Rift - O futuro da realidade virtual é agora


A realidade virtual existe há tempos, mas nunca foi usado com certa noção de qual época era melhor investir em tecnologia relacionada a isso. Digo isso por causa do fracasso que foi o Virtual Boy, "portátil" feito pela Nintendo em 1995, tentando pegar na onda da "realidade virtual" que tinha no mercado. Mas, daqueles tempos até hoje, muita coisa mudou, a tecnologia mudou completamente seu panorama, os games ficaram realistas em nível cinema e a cada ano que passa há uma evolução significativa no hardware e software. A realidade virtual seguiu a mesma linha.

Oculus Rift chegou como ponta de lança no renascimento desse novo mercado. Para quem não faz nem ideia do que seja realidade aumentada, vamos aos conhecimentos de Wikipédia, sim, eles são úteis.
Realidade virtual é uma tecnologia de interface avançada entre um usuário e um sistema operacional. O objetivo dessa tecnologia é recriar ao máximo a sensação de realidade para um indivíduo, levando-o a adotar essa interação como uma de suas realidades temporais. - Wikipédia 
É isso que o Oculus Rift faz, traz uma imersão maior que qualquer TV, justamente por focar na visão periférica da pessoa, sem qualquer elemento visual que possa atrapalhar a experiência. Experiência hoje que é a palavra do momento, porque somente ter qualidade de som e imagem nem sempre são suficientes. O negócio deu tão certo, que foi comprada pelo Facebook ainda nas versões de protótipo em 2014.

O problema é o seu preço, um pouco salgado até para os padrões estadunidenses, com um valor de US$600,00, mas é um preço justificável se levarmos em conta que é tecnologia relativamente nova e que foi lançado a pouquíssimo tempo no mercado para o consumidor final. Muitos jornalistas já fizeram suas análises sobre esse produto novo, mas uma análise em específica vale ser colocada aqui.
Se o Rift existisse agora 'apenas' como uma nova forma de mostrar games ao jogador, ele já seria um feito incrível que acrescenta valor e prazer imensos à experiência de jogar. Mas o software de lançamento dá a entender que isso é apenas o começo.
Testar os limites do que parece real e de como interagimos com os mundos que controlamos completamente é uma nova fronteira para os games, e o Oculus Rift cumpre com essa promessa. Existem problemas, e o software vai continuar a melhorar e oferecer mais recursos, mas essa é uma plataforma funcional com uma vasta seleção de games e experiências. Ela mudou a forma como pensamos em games. Ela fez nós sentirmos. Ela nos colocou dentro de coisas que costumávamos apenas ver. Voltar para uma tela convencional é difícil. A realidade virtual comercial está aqui. E valeu a pena esperar. - Polygon (site especializado em games)
Vale dizer que, o Oculus Rift está sendo feito para games, mas é somente um bom começo para que tenha uma variedade de atividades novas relacionadas a realidade virtual. Simulação de diversas atividades profissionais que exigem grande treinamento, como medicina e engenharia são um exemplo notório.

Agora, se isso veio para ficar ou se é apenas uma onda passageira, só o tempo irá dizer. O Facebook quer que fique por bastante tempo. E você? Pretende comprar?

Compartilhar no Google+
    Deixe seu Comentário
    Comentários Blogger

0 comentarios:

Postar um comentário