Blogroll

Blogger news

Blogger templates

Blogger templates

Tecnologia do Blogger.

Nav2 (Do not Edit Here)

Nav1 (Do not Edit Here)

Slider(Do Not Edit Here!)

Bezerra da Silva - A Voz do Morro


Falando de um tema que eu não domino necessariamente, mas enfim, essa semana é aquela semana do troca, cada um fica com um tema que pertence originalmente a outro autor, e isso meio que traz alguns resultados inesperados, mas enfim (novamente). Nunca na minha vida estou sendo tão eclético quanto agora, já escutei tipos de músicas que faziam parte da minha zona de conforto, como rock, metal e eletrônica, até novos tipos que antes nem ouvia por pura preguiça mesmo, rap, mpb e samba, sim! Samba.

Um desses sambistas bem famosos que irei abordar de uma maneira completamente branda é o Bezerra da Silva. Sinceramente nem iria ouvi-lo, mas querer ouvir esse cantor tornou-se uma vontade maior depois do Counter Strike, onde um dos inúmeros mapas que existe no jogo tem uma parte que toca uma das músicas dele. Para quem não sabe quem é esse tal de Bezerra da Silva, vou dar um panorama bem rápido do que ele foi. Ele era um sambista, compondo e cantando músicas relacionadas a problemas sociais cotidianos pertencentes nas comunidades, foi um dos mais importantes do estilo na época, mesmo sem o apoio da mídia.

O cara era uma máquina de fazer música, praticamente lançava um álbum por ano, totalizando quase 30, incluindo os póstumos. Eu sei disso, porque escutei praticamente toda a discografia dele. Uma das músicas é bem interessante, chama-se "A Semente", no qual fala sobre uma denúncia sobre tráfico de drogas, onde a polícia federal faz um averiguação na casa de um de seus vizinhos.


Bezerra passou grande parte da sua vida na religião da umbanda, os motivos para isso se deve a ajuda que ele recebeu de uma mãe de santo sobre qual caminho seguir na vida, que no caso é a música, além disso, foi acolhido por um terreiro de umbanda depois de morar na rua. Quase no final da vida, resolveu se converter em evangélico neopentecostal, o que fez lançar um álbum intitulado "Caminho de Luz" com músicas com uma pegada mais "igreja é minha salvação". isso que não entendi, pois algumas de suas músicas antigas há críticas às igrejas, e também não há qualquer explicação sobre os motivos que o levaram a trocar de religião.

Para quem gosta do bom e velho samba, Bezerra da Silva é sem dúvida obrigatório, o "Embaixador dos morros", como é conhecido, tem muito conteúdo musical. Para quem gosta somente de ouvir a tríade "rock, metal e eletrônica", peço que dê uma chance a esse compositor, creio que dando aquela garimpada nas músicas, é possível achar boas músicas com críticas de pontos da sociedade, que podem ser transportadas para os dias de hoje sem grandes dificuldades.

Agora, o que você acha do samba? Já ouviu Bezerra da Silva?

Compartilhar no Google+
    Deixe seu Comentário
    Comentários Blogger

0 comentarios:

Postar um comentário