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Alimentos que melhoram a qualidade do sono

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Alimentos que melhoram a qualidade do sono
Autora Colaboradora: Karina Silva Farias

Não há nada que pague uma noite tranquilha e bem dormida. Uma boa noite de sono é essencial para que o organismo possa descansar e se renovar. Pessoas que sofrem com distúrbios do sono, como a insônia e outros problemas que impeçam uma noite bem dormida, podem originar efeitos negativos para a saúde. O corpo tende a ficar mais cansado, a sonolência irá dificultar as tarefas diárias, a concentração e a atenção serão certamente danificadas, seja na escola ou no trabalho. O humor e a força podem ser altamente prejudicados.
A insônia é um distúrbio do sono que pode ser classificada como transitória (dura pouco tempo), crônica (constante) e intermitente (vai e vem). Ela se caracteriza pela dificuldade que uma pessoa tem para dormir ou de se manter dormindo durante a noite toda. Entretanto, a insônia não pode ser determinada por um número especifico de horas dormidas, pois cada organismo apresenta uma necessidade diferente de sono.
As variações dos quadros de insônia são diversas, e respectivamente seus tratamentos também. É importante ficar atento aos sinais e procurar ajuda médica caso note anormalidades na qualidade do sono. Casos de insônia podem acometer qualquer tipo de pessoa e atingir todas as faixas etárias. 
As pessoas podem enfrentar dificuldades para dormir por inúmeros motivos ao longo de suas vidas, caracterizando uma insônia transiente que acontece sem frequência, aproximadamente durante uma noite até algumas semanas.
casos de insônia que ocorram todas as noites e durem mais de um mês, podem ser caracterizados como um quadro de insônia crônica. Esse distúrbio se não tratado pode acometer a saúde e acarretar problemas graves. Entre as principais causas que geram a insônia estão a ansiedade, excesso de cafeína, estresse, mudança de hábitos, dores, nicotina, álcool e depressão.

Felizmente, existem determinados alimentos que podem contribuir para a melhora da qualidade do sono. Tais alimentos, apresentam em suas composições uma substância conhecida como triptofano, que favorece a produção da serotonina. Essa substância é vastamente conhecida  como o hormônio do bom humor, relaxamento, felicidade e sensações de prazer.  A serotonina é capaz de exercer efeitos sedativos que auxiliam a melhora e a indução ao sono. O triptofano também participa da produção da melatonina, conhecida como o hormônio do sono.
Confira alguns alimentos que beneficiam a qualidade do sono:
- Banana: rica em vitaminas do complexo B (vitamina B6), vitamina A, vitamina C e em minerais (ferro, magnésio, potássio, zinco e manganês), a banana contribui fortemente para o relaxamento muscular. Ela contém triptofano que é transformado em 5-HTP no organismo, resultando na origem da serotonina e da melatonina. Ambas as substâncias favorecem a melhora da qualidade do sono, pois proporcionam o relaxamento do corpo e induzem ao sono.
-  Couve: exerce funções essenciais para o relaxamento dos músculos. É fértil em magnésio, vitamina B e em cálcio. 
- Cereja: pesquisas apontam que a cereja é fonte de melatonina (regula o sono), portanto a fruta pode contribuir para a melhora do sono. 
- Salmão: fértil em ômega 3, o salmão também é rico em vitamina B12, que participa da transformação do triptofano em serotonina. 
- Maracujá: é conhecido por conta de suas propriedades naturais que favorecem estados de relaxamento, calma e tranquilidade. A fruta que é rica em vitaminas do complexo B, pode ser uma ótima pedida para relaxar a musculatura antes de se deitar. 
- Aveia: rica em triptofano, o cereal pode ajudar a melhorar a qualidade do sono e prolongá-lo.
 
 - Linhaça: fonte fértil em ômega 3, a linhaça contribui para a regulação dos neurotransmissores. Tal ação é benéfica não apenas para a qualidade do sono, como também para a qualidade de vida, pois favorece os estados de alegria, bom humor, tranquilidade e prazer.

Uma alimentação saudável e equilibrada, em conjunto com atividades físicas regulares são essenciais para a melhora da qualidade do sono. Se a insônia persistir procure imediatamente um médico. Cuide de sua saúde e tenha noites tranquilhas e duradouras de sono.

Autora Colaboradora: Karina Silva Farias 




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