Blogroll

Blogger news

Blogger templates

Blogger templates

Tecnologia do Blogger.

Nav2 (Do not Edit Here)

Nav1 (Do not Edit Here)

Slider(Do Not Edit Here!)

Windows 10 – O Sistema Operacional “Completão”

Windows 10 – O Sistema Operacional “Completão”
Autor: Nich Calixto 

Fala galera, tudo certo?
No segundo semestre de 2014, a Microsoft liberou a versão preview do Windows 10 para testes com o público, uma maneira de receber o feedback dos usuários e aprimorar o sistema operacional.

Pois bem, eu já estou alguns meses com esta versão instalada e vou compartilhar algumas das mudanças e primeiras impressões do novo Windows.
A Ideia

Não há quem não se perguntou o porquê do novo SO se chamar Windows 10 ao invés de Windows 9 (já que era o mais óbvio).
O sistema vai rodar em todos os devices (Tablets, Celulares, Destops, Híbridos, etc...) e, segundo executivos da Microsoft, o novo Windows representa um grande marco para a empresa e por isso granhou um novo nome.
Resumindo, o Windows 10 vai se encaixar para aqueles que trabalham durante o dia com seu notebook, a noite vão estudar e usam o tablet ou celular e aos finais de semana vão descansar jogando no Xbox ou em um Desktop. Por se tratar de um sistema unificado, em todas estas plataformas esse usuário terá acesso aos seus arquivos e configurações.

Outro ponto também focado nesta unificação foi a Windows Store, a loja de aplicativos do SO. Com o Windows 8/8.1, os apps que encontramos na loja do celular são diferentes dos que encontramos no PC e/ou no Xbox. Com a chegada do Windows 10 a loja será apenas uma, facilitando assim a compra de um jogo de Xbox pelo Smartphone, por exemplo.

As Mudanças

Algumas mudanças já eram previsíveis, devido algumas reclamações de usuários insatisfeitos com o visual do atual Windows.
A primeira mudança (e a mais notável), foi a volta do ‘menu iniciar’ ao sistema. A versão atual do ‘iniciar’ é uma tela apenas com Live Tiles, já no novo Windows, temos o ‘menu iniciar’ como em antigas versões, porém, remodelado e com a opção de incluir as Live Tiles na lateral do menu.
Outra mudança que agradou a todos foi a transformção das telas de aplicativos em janelas. Com o Windows 10, quando o usuário abrir um aplicativo, ao invés de ficar em tela cheia e ter que levar o ponteiro do mouse até a parte superior para poder abrir as opções, o app abre como uma janela de programa, com todas as opções convencionais já visíveis (Minimizar, Maximizar e Fechar), além de poder deixar a janela do tamanho desejado pelo usuário.


Já que estamos falando em Janelas, outra modificação do sistema permite dividir as janelas e, ao arrastar uma janela até a lateral da tela, o sistema automaticamente pergunta qual da outras janelas o usuário deseja que fique do lado oposto. Por exemplo, se o usuário estiver trasnferindo aqruivos de uma pasta para outra, ele consegue ter a visão de ambas as pastas abertas. Com a chegada do Snap Assist, este recurso de divisão de janelas, não só as janelas de pastas que poderão ser dividas, o usuário poderá fazer isso com programas abertos e até mesmo aplicativos.

E por que não alternar entre áreas de trabalho diferentes? Com o novo Windows isso FINALMENTE é possível.

Para tornar o gerenciamento disso tudo possível, foi adicionado à barra do Windows, um novo botão de visualização de tarefas. Ao clicar nele, é exibido basicamente o mesmo que na combinação das teclas ALT + TAB. Porém, na parte inferior, aparece uma lista das áreas de trabalho abertas e, ao passar o mouse sobre os itens, é oferecida uma opção para fechar apps, adicionar ou remover desktops.
Com tudo isso, é possível ter um controle completo sobre as aplicações e as diferentes áreas de trabalho, para administrar o sistema do jeito que o usuário quiser.

Como podemos ver na imagem acima, na parte superior temos todas as pastas e apps abertos. Já na parte inferior, temos as áreas de trabalho criadas e uma opção para criar outras.
Essa é uma das ferramentas que a Microsoft focou para melhorar o uso dos usuários que utilizam notebooks pessoais para trabalhar, podendo assim organizar e separar o trabalho das aplicações pessoais.

O Explorer agora permite que você encontre arquivos mais rápido. Ao abrir a pasta, os arquivos abertos recentemente são listados na parte inferior.  Ainda nesta versão do sistema, a aba “Computador” foi removida e o app recebeu as abas “Compartilhar” e “Inicio”, além das tradicionais “Arquivos” e “Exibir”.
As mudanças feitas no Explorer são sutis, mas facilitam e muito o acesso aos arquivos, o que certamente ajudam no aumento da produtividade do usuário. O mais interessante disso é que tudo foi feito tão discretamente, que poderia até passar despercebido por usuários menos curiosos.

As mudanças não param por ai, o prompt de comando também teve algumas alterações, embora tudo pareça a mesma coisa, com o Windows 10, é possível usar a opção/atalho Ctrl + V. Em relação ao desempenho, o novo sistema está bem mais rápido e leve.
O Windows 10 também vem com uma central de notificações, bem parecida com as notificações de celular.


Mais Mudanças a Caminho

O Windows 10 virá com a Cortana, um assistente de voz parecido com a ‘Siri’ do iPhone, porém, mais inteligente e melhor calibrada.
A Cortana já está presente no Windows Phone (apenas na versão em inglês) e agora ela virá junto com o Windows 10 para todas as plataformas da Microsoft.

O Sistema Operacional também virá com suporte nativo a FLAC (eu ouvi um amém?), um dos formatos de áudio mais populares entre os usuários que exigem alta qualidade de som. Segundo o site WMPowerUser, dedicado às plataformas da Microsoft, a nova versão do sistema operacional contará com suporte nativo à reprodução de áudio em FLAC, uma novidade entre os sistemas da Microsoft.

Lançamento oficial

Ainda não há uma data oficial para o lançamento do Windows 10, mas, a Microsoft marcou um evento para os próximos dias (mais ou menos final de janeiro). Especulações apontam que a empresa mostraria mais algumas novidades (como o novo internet explorer)  e uma possível data de lançamento da versão de testes para usuários finais, ou seja, uma versão beta mais completa antes da versão final.

Como obter o Windows 10

Por enquanto só a versão Preview do sistema está disponível, qualquer pode obter porém, essa versão é mais recomendada para desenvolvedores, para poder testar o sistema a procura de erros e informar a Microsoft sobre o desempenho do sistema.

A versão final estará disponível através de atualização gratuita para todos os usuários que estiverem rodando Windows 8/8.1 original em seu computador, segundo a Microsoft.
Aos usuários de Windows Phone e Xbox, a atualização ocorrerá da mesma maneira. A Microsoft também informou que todos os celulares da linha Lumia que estiverem com Windows Phone 8 ou superior também serão atualizados.


Conclusão

Já estou usando o Windows 10 há aproximadamente 4 ou 5 meses e não sinto vontade de voltar para qualquer versão anterior. Com os novos recursos, ficou mais fácil de usar, pricipalmente a parte de mídia.
A Microsoft está cumprindo todas as promessas em relação ao Sistema Operacional e, mesmo em versão Preview ele está tendo um excelente desempenho.
É como uma mistura entre Windows 7 e Windows 8.1.

Até a próxima! =P

Compartilhar no Google+
    Deixe seu Comentário
    Comentários Blogger

0 comentarios:

Postar um comentário