Blogroll

Blogger news

Blogger templates

Blogger templates

Tecnologia do Blogger.

Nav2 (Do not Edit Here)

Nav1 (Do not Edit Here)

Slider(Do Not Edit Here!)

Dead Island - Análise

Autor: Brunno Quaresma
Dead Island (pronuncia-se "déd áiland")
Ilha Morta. Ilha dos Mortos.
É um jogo FPP ("tipo" FPS, depois explico), RPG, Survival Horror, Ação-Aventura e... de matar zumbis, claro, como o nome sugere. 
Por sinal, a maioria das obras (games/filmes/séries) de Zumbi, tem DEAD no título...
Já reparou? DEAD Rising, DEADlight, The Walking DEAD, DEAD Island... mas enfim...
Esse jogo possui elementos RPG como ganhar Experiência, subir de Level (nível), evoluir Skills (habilidades), possuir um Inventário, realizar Quests (Missões) e ganhar recompensas...
Quem me conhece sabe que sou um amante dos RPGs clássicos, os de batalhas de turno, como os que escrevi no post "O bom e velho RPG de Turno".
Mas ainda assim há bons jogos com elementos de RPG, apesar de ser dureza pra mim que joga os "puros RPGs", chamar esses games também de RPG.

Certo, então vamos dar uma analisada neste Game!


SINOPSE
O jogo se passa na ilha ficcional de Banoi, na Papua Nove Guiné. Esta ilha possui um grande resort tropical, o Royal Palms Resort.
Até aí beleza, festa, farra e curtição. Muitas pessoas na ilha curtindo ou relaxando mas, depois de uma noite de grande festa, o pior acontece e aí que o jogo realmente começa. 
Os quatro personagens principais são acordados depois de uma ressaca da festa por uma voz do sistema de segurança que orienta na evacuação.
Neste momento percebe-se que muitíssimas pessoas da ilha foram transformadas em zumbis. 
Então, o guarda-vidas local Shinamoi salva os personagens e ele acredita que eles são imunes à transformação em zumbi, por isso ele os oferece suporte em troca de que realizem tarefas (missões) com o objetivo de manter a sobrevivência dos que não foram infectados na ilha. 

MISSÕES
Ao longo do jogo, encontra-se outros sobreviventes refugiados em abrigos e zonas de seguranças, a maioria deles pede alguma coisa e dá alguma recompensa (missões em troca de experiência e dinheiro ou item)


GÊNERO
Como já citei lá em cima, Dead Island possui elementos de RPG, além do que já citei, o tamanho do mapa também contribui, sendo um jogo de Mundo Aberto (destacando que estou dizendo que ser Mundo Aberto reforça um elemento de RPG, mas apenas isso não integraria o gênero RPG, por exemplo GTA é de mundo aberto e não é RPG).
Mas o jogo seria Ação-Aventura de Survivor Horror.
Outro gênero que encontrei que ele pode ser considerado é o FPP.
No início do post eu disse que iria explicar melhor isso. Pois bem, eu disse que é "tipo FPS" pois FPS é o First Person Shooter (Tiro em Primeira Pessoa), mas Dead Island é escasso em armas de fogo (na verdade a partir de uma certa missão elas começam a aparecer mais, mas ainda assim não parece ser o foco do jogo). 
As armas corpo-a-corpo são muito mais presentes, inclusive armas improvisadas como paus, tacos de basebol, varetas, chaves de boca e pés-de-cabra. Mas, claro, eu não disse que as adagas, facas e foices não estão presentes!
Portanto, FPP que significa First Person Perspective (Perspectiva em Primeira Pessoa) se encaixa melhor ao jogo.


PERSONAGENS E PERSPECTIVAS
Bom, existem quatro personagens, mas você só joga com um.
Dois homens e duas mulheres, cada um com sua história, constituição física, habilidades e aptidão com certas armas.
Xian Mei, Sam B, Purna e Logan.
Left 4 Dead pelo que entendi e pelo pouco que joguei também é assim. Particularmente, acho meio esquisito jogos assim, pois nem sempre se está jogando online em 4 jogadores e nas cutscenes aparecem os 4 personagens... 
Mas os personagens de Dead Island possuem histórias até interessantes e confesso que só descobri há pouco tempo que o Logan, personagem que escolhi para jogar, é melhor com o arremesso de armas... Hahaha. Mas tá valendo...

QUANTOS ZUMBIS!! OMG !!!
Existem vários tipos de zumbis, os mais fracos, os mais rápidos, os mais fortes, além de diferentes formas de atacá-los. Ao longo do jogo você vai montando estratégias para cada situação, usando o que tem no inventário ou no cenário... ou na pior das hipóteses você simplesmente sai correndo que nem louco! Hahaha já fiz isso muitas vezes! Vocês precisam ver o cagaço.
Tem situações que é bom cortar as pernas dos mais rápidos, ou cortar os braços dos armados ou fortes (tem uns grandões que te derrubam em uma braçada só!). Cortar a cabeça é morte certa, mas nem sempre é possível.
Percebi também que quando vem uns zumbis muito doidos correndo para cima de você, a morte é mais "fácil" se você acertar o timing para atingí-lo.
Dá para arremessar as armas também e depois pegá-las no chão ou no próprio corpo do zumbi. O Logan, o meu personagem, é focada neste tipo de luta e possui skills relacionadas a isso, como a Boomerang que aumenta chances da arma voltar para você sem precisar pegá-la no chão ou no zumbi.

CANSAÇO E DESGASTE DE ARMAS
Quem ignorar a queda da barra de Estamina no personagem não irá muito longe em Dead Island. Praticamente tudo a consome, menos andar.
Correr, pular, atacar, arremessar...
Ou seja, é preciso prestar bem a atenção na barrinha.
As armas também se desgastam (e isso é um saco!).
Cada uma possui sua barra de "desgaste", vou chamar assim, e sempre que utilizada a barrinha diminui indicando que a arma está se desgastando.
Existem várias mesas workshops espalhadas pelo jogo e nelas é possível consertar as armas, mas é preciso também prestar atenção aqui. Quanto mais desgastada uma arma, mais caro será o conserto. Calma, eu sei que isso é "óbvio", mas não é uma progressão "normal" (progressão aritmética), fica realmente bem mais caro consertar uma arma muito desgastada (seria uma espécie de progressão geométrica), por isso é aconselhado não desgastá-las tanto. Mas dá pra carregar várias delas e ficar trocando, isso ajuda.
Nesses workshops também dá pra melhorar as armas (Upgrade)
e criar novas armas personalizadas (Create) desde que se tenha o "projeto" da arma que se quer fazer e os materiais necessários (que se consegue em jogo).

Um GTA Zumbi, 
mas aqui a diversão te fortalece
Quem joga GTA sabe como é bom se divertir por horas, sem fazer missão, apenas curtindo, dirigindo, atropelando, etc.
Pois bem, em Dead Island existem carros (apesar de muitos não funcionarem, mas perto das zonas seguras há quase sempre um carro bom disponível). E é bom demais sair atropelando os zumbis retardados (haha! Die Motherfucker, Die!). Até mesmo para os mais "politicamente corretos", afinal, matar zumbi não é errado, é um BEM PARA A HUMANIDADE!
Só cuidado com a física do jogo, pois dá pra prender o carro em vários lugares e nunca mais você o tira dali ! Haha aprendi da pior maneira! (mas relaxa, depois eles parecem de novo na zona segura)
Outra coisa: Aqui a diversão de matá-los te fortalece!
Sim! Por ter elementos RPG, cada zumbi que você mata, lhe rende Experiência, ou seja, você fica mais forte.
É o termo "Grind" de RPG.

                                      


Fonte
Techtudo
Dead Island WIkia


Compartilhar no Google+
    Deixe seu Comentário
    Comentários Blogger

0 comentarios:

Postar um comentário