Blogroll

Blogger news

Blogger templates

Blogger templates

Tecnologia do Blogger.

Nav2 (Do not Edit Here)

Nav1 (Do not Edit Here)

Slider(Do Not Edit Here!)

Top 15 – Melhores Séries Antigas (anos 90)

Top 15 – Melhores Séries Antigas (anos 90)
Autor: Nich Calixto 

Fala galera, tudo certo?

Ao longo deste especial nostálgico de séries antigas, pudemos perceber a evolução das séries e, ao chegarmos nos anos 90 vemos as séries se dividindo, um ramo para o público adulto (como Seinfeld, Plantão Médico, Arquivo X) e outro para o público infanto-juvenil (Kenan e Kel, Família Dinossauros), além da ‘explosão’ das sitcoms mais bem sucedidas da história das séries.

Antes de iniciar, neste post citarei uma série a mais que ficou faltando no último top 15 (anos 70/80).
Agora sim, vamos ao que interessa!


Seinfeld – 1989
A série destacou-se dentre os muitos sitcoms familiares e de amigos de sua época. Nenhum dos personagens principais eram parentes, mas permaneceram amigos íntimos durante todas as 9 temporadas. Episódios de muitas sitcoms, como Family Ties e Full House (3 é demais), eram centrados em um único tema ou situações cômicas restritas, enquanto a maioria dos episódios de Seinfeld era focada em incidentes do cotidiano, como permanecer numa fila de cinema, sair para jantar, comprar um terno e, basicamente, lidar com as amargas injustiças da vida.

Um Maluco No Pedaço (The Fresh Prince of Bel-Air) – 1990
“Now this is a story, all about how my life got flipped, turned upside-down and I'd like to take a minute just sit right there, I'll tell you how I became the prince of a town called bel-air...” (eu sei que você leu cantando mentalmente!!)
Através de situações engraçadas, a série mostra os conflitos de valores de uma sociedade marcada por problemas raciais, onde as brincadeiras de Will leva todos os seus parentes a loucura. Ele é enviado para Bel-Air, para morar com seu tio após uma briga com consumidores de droga. No início, Will não se dá muito bem, pois sendo um garoto humilde, vindo de um bairro pobre, comporta-se de maneira inadequada, além de se mostrar desinteressado pelos estudos e ainda causar muitos problemas.
A série do Will Smith, durou 6 temporadas.

Barrados No Baile (Bervely Hills 90210) – 1990
A história se inicia quando os irmãos gêmeos Brandon e Brenda se mudam com os pais, Jim e Cindy, de Minneapolis para California.
Seguindo a vida de um grupo de adolescentes que vivia na comunidade elitista e rica de Beverly Hills, a série abordava temas como drogas, gravidez na adolescência e suicídio.
Apesar da fraca audiência da primeira temporada nos Estados Unidos, a FOX reprisou a série no Verão de 1991 e, a partir daí, conseguiu captar a atenção do público.

Step By Step – 1991
Depois de se conhecerem e se apaixonarem durante suas férias na Jamaica, e onde também aproveitaram o tempo para se casar, Carol Foster e Frank Lambert retornam para o seu novo lar em Wisconsin, para unir os seus filhos sob um mesmo teto.
Esse casal enfrenta um grande desafio: fazer com que todos os seus filhos consigam conviver em harmonia. O problema está em que os trios (cada um tem três filhos) já se odeiam.
A nova família Lambert também terá que lidar com os antigos hábitos de cada uma. Enquanto Frank Lambert é um homem divorciado e muito desorganizado, Carol Foster é viúva e extremamente organizada. Passo a passo, eles enfrentam essa diferença e muitas coisas mais, com a ajuda de outros familiares e amigos.
A série teve 7 temporadas e um total de 160 episódios exibidos.
Família Dinossauros (Dinosaurs) – 1991
Produzida pela Disney em parceria com a Jim Henson Productions e a Michael Jacobs Productions, a série mostra as aventuras de uma família de dinossauros, a Família Silva Sauro (Sinclair, em inglês), que vive em uma sociedade dominada pelos grandes répteis, onde os humanos são animais selvagens. Apesar de ser concebida como um programa infantil faz uma crítica bem humorada ao chamado "american way of life" (jeito americano de viver) e uma sátira da sociedade e dos costumes da classe média desse país (EUA).

Blossom – 1991
Blossom é uma adolescente de 15 anos, muito inteligente e sarcástica, que mora com o seu pai Nick Russo e seus irmãos. Ela é a caçula da família Russo e consegue ser brilhante em meio a uma família pouco convencional. Sua mãe se separou de seu pai, largando tudo para viver sua própria vida e tentar realizar um sonho: obter sucesso como cantora - assim, foi morar em Paris, onde Blossom sonha ir para visitá-la. Nick tenta então reestruturar a família, enquanto atua como músico amador, ganhando a vida tocando pelos mais diferentes lugares.
A comédia criada por Don Reo foi muito popular nos Estados Unidos onde estreou em 1991 pela NBC. Teve 5 temporadas, a última sendo exibida em 1995.
Levada ao ar no Brasil em 1997 originalmente pelo Disney Weekend e pelo SBT que comprou os direitos de exibição, a série alcançou uma excelente repercussão no país.

Arquivo X (The X Files) – 1993
Os agentes do FBI, Fox Mulder e Dana Scully, são investigadores de arquivos-x: casos não solucionados envolvendo fenômenos paranormais. Mulder acredita na existência de extraterrestres e em paranormalidade, enquanto Scully, uma médica cética, é designada para fazer análises científicas das descobertas de Mulder.
Ainda no começo da série ambos agentes tornam-se alvo de uma trama conspiratória, e passam a confiar apenas um no outro. Eles desenvolvem um relacionamento próximo, começando com um sentimento platônico.
A série ganhou popularidade no meio da década de 90, conduzindo a um filme em 1998, chamado The X-Files: Fight The Future. Este foi seguido por um filme após o término da série, The X-Files: I Want to Believe, em 2008. Até o seu término, Arquivo-X era a série com maior tempo de duração na história da televisão americana, posto ocupado logo após por Stargate SG-1.

Friends – 1994
Mesmo após 20 anos desde sua estréia e 10 anos após seu término, continua sendo a série favorita de muitos e conquistando fãs ao redor do mundo.
Friends é uma sitcom que acompanha a vida de 6 amigos, Joey, Monica, Ross, Rachel, Phoebe e Chandler.
Nos Estados Unidos, 52,5 milhões de telespectadores assistiram ao episódio final em 6 de maio de 2004, tornando-se a emissão de entretenimento mais vista desde o episódio final de Seinfeld, em 1998. O episódio final foi o quarto final de série mais assistido da história da televisão.

Plantão Médico (E.R.) – 1994
Foi uma premiada série criada pelo escritor e ex-médico Michael Crichton. A série mostra o cotidiano dos médicos e enfermeiras que trabalham numa sala de emergência do County General Hospital. ER é o mais longo drama médico americano de todos os tempos, seu primeiro episódio foi ao ar no dia 19 de setembro de 1994 pela NBC, teve 15 temporadas e um total de 331 episódios exibidos.
A décima quinta e última temporada teve sua estréia no dia 25 de setembro de 2009 e a data do episódio final da série foi anunciada no dia 15 de janeiro, após inúmeras alterações feitas pela NBC. O episódio final bateu recorde de maior audiência de uma série dramática desde 1996.

Xena: A Princesa Guerreira (Xena: Warrior Princess) – 1995
A séria é uma fantasia histórica estabelecida na Grécia antiga, embora com personagens de outros tempos. A série detalha as aventuras da ex-assassina Xena, que procura redimir-se em uma missão para compensar seu passado sangrento. Xena é acompanhada em suas viagens por Gabrielle, uma jovem mulher que se torna sua melhor amiga e, eventualmente, mais confiável aliada.
Foi uma das séries de maior sucesso da televisão, tendo sendo exibida em cerca de 108 países ao redor mundo. A série foi listada em décimo na lista das 25 Melhores Séries ‘Cult’ da História, pela revista TV Guide, também sendo a primeira a reunir fãs em todo mundo (o chamado Fandom), que se conectavam pela Internet para discutir cada episódio e personagem. O Fandom continua ativo na Internet até hoje.

Sabrina, Aprendiz de Feiticeira (Sabrina, The Teenage Witch) – 1996
Inspirada nos Quadrinhos da Archie Comics, Sabrina é uma adolescente que aos 16 anos de idade começa a usar os seus poderes por ser uma bruxa. Ela tem agora que controlar os seus poderes, normalmente na escola e com os seus colegas. Sabrina é sobrinha de duas irmãs que vivem juntamente com ela e tem um gato preto que fala, chamado Salem.
A série durou até 2003, teve 7 temporadas e foi um sucesso entre jovens e adultos.

Kenan & Kel – 1996
A série foi originalmente exibida pela Nickelodeon de 1996 à 2000. A trama gira em torno de Kenan Rockmore, o garoto esperto, e seu melhor amigo Kel Kimble que é o atrapalhado e inseparável amigo de Kenan (e que ama refrigerante de laranja).
O último episódio foi exibido no dia 3 de abril de 2000, num total de 4 temporadas (62 episódios), além do filme “Two Heads Are Better Than None” (Duas Cabeças Pensam Melhor Do Que Nenhuma), que foi exibido no dia 15 de julho de 2000.

Buffy a Caça Vampiros (Buffy The Vampire Slayer) – 1997
Buffy Anne Summers descobriu, quando ainda era uma adolescente, que não era uma menina comum, ela é uma das escolhidas para lutar contra o mal e tem um destino a cumprir: proteger o mundo de monstros. Assim, depois de ser treinada por seu Guardião, Giles, ela vai alternar sua vida entre matar vampiros e demônios e curtir sua vida em Sunnydale, uma cidade que abriga a Boca do Inferno, de onde saem os piores seres possíveis. Buffy conta ainda com a ajuda de seus amigos Xander e Willow.
Aclamada pela crítica e considerada uma série ‘Cult’, Buffy The Vampire Slayer teve 7 temporada e um total de 145 episódios.

Dawson’s Creek – 1998
É uma das séries dramáticas de maior prestígio da televisão, principalmente entre o público jovem.
A série se passa em Capeside, uma pequena cidade do litoral perto de Boston, onde o grupo de adolescentes, formado por Dawson, Joey, Pacey e Jen convivem com os mais diferentes tipos de problemas no cotidiano, o que os fazem crescer e entender melhor o mundo em que vivem. Agora cada um precisa decidir o rumo de suas vidas. Não é nada fácil, mas, com amor e amizade, esse caminho será mais fácil de encarar.

Sex and The City – 1998
Baseada em um livro com o mesmo nome, a série, originalmente transmitida nos Estados Unidos pela HBO, focava nas relações íntimas de quatro mulheres que eram amigas, três das quais na casa dos trinta, e uma nos seus quarenta. Uma sitcom com elementos de telenovela, a série focou muitas vezes assuntos relevantes como o papel da mulher na sociedade atual.
A série teve seis temporadas e em 2008 ganhou seu primeiro longa-metragem.

Família Soprano (The Sopranos) – 1999
Considerada por muitos como a maior série de TV de todos os tempos, The Sopranos acompnhava a vida de Tony Soprano, um mafioso ítalo-americano de Nova Jersey que depois de um ataque de pânico procura ajuda de uma psicóloga, a Dra. Jennifer Melfi, para conseguir lidar com a sua vida familiar e com os "negócios da família". A série conta com diversos papéis de destaque entre os colegas, membros e rivais da família de Tony, o mais notável é o de sua esposa Carmela Soprano e seu primo, Christopher Moltisanti.
Produzida e exibida pela HBO entre 1999 e 2006, a série teve 6 temporadas (85 episódios).



Chegamos ao fim deste especial nostálgico, foi muito bom relembrar estes grandes sucessos ao longo destes três ‘Top 15’.
Vou ficando por aqui, até a próxima! =P

 Autor: Nich Calixto 
Compartilhar no Google+
    Deixe seu Comentário
    Comentários Blogger

0 comentarios:

Postar um comentário