Blogroll

Blogger news

Blogger templates

Blogger templates

Tecnologia do Blogger.

Nav2 (Do not Edit Here)

Nav1 (Do not Edit Here)

Slider(Do Not Edit Here!)

Livros Infinita - Orgulho e Preconceito

Autora: Nikki Merin
Livros Infinita - Orgulho e Preconceito
Olá, meus queridos leitores. Espero que estejam lendo muito nesse verão. Nada melhor que ficar em um quarto geladinho com ar condicionado e um ótimo livro nas mãos, não é mesmo?
Vamos então para a dica da semana. Que tal mais um clássico maravilhoso para ler? Uma obra-prima da literatura inglesa escrito em 1797, mas apenas publicado em 1813.
Já sabem qual é o livro? Pride and Prejudice, traduzido no Brasil como Orgulho e Preconceito, da brilhante escritora Jane Austen. Não há melhor escritora que Jane, em minha opinião, claro. Ela mistura romance, ironia e críticas à sociedade inglesa da época, vale ressaltar que estamos falando de uma mulher que viveu entre o século XVIII e XIX.
Orgulho e Preconceito é narrada por Elizabeth Bennet, ou apenas Lizzy para os íntimos, e logo percebemos que ela tem uma personalidade marcante e fortes opiniões, o que era raro na época. Lizzy é inteligente, sagaz e espirituosa, foi o que me fez ficar apaixonada por essa personagem. Ela não tinha medo de expor seus pensamentos, e era sempre sincera em relação a eles. 
A história começa com a chegada de Mr. Bingley, um jovem simpático e alegre, que aluga Netherfield, uma casa perto das propriedades dos Bennet. Bingley vem acompanhado por duas pessoas, uma é sua irmã Caroline Bingley, uma garota antipática e esnobe, a outra é seu melhor amigo Mr. Darcy, a perfeição em pessoa que aos olhos dos moradores locais é um homem arrogante e orgulhoso.
Ao longo do livro, vamos percebendo as verdadeiras personalidades de cada personagem, mas é só no desfecho dessa obra que podemos vislumbrar o cenário inteiro. De como Austen escreve estupendamente bem, e em como ela nos faz perceber que as coisas não são como aparentam ser. 
Um romance paralelo que acontece no livro; não sei se posso chamar assim, já que este tem grande importância na essência do livro. Enfim, o amor entre Mr. Bingley e Jane é extremamente fofo e puro. Existe casal mais mordível que esse? 
Jane Bennet é uma garota doce e que acredita na bondade dos outros. Mesmo sendo enganada várias vezes, ela acredita sempre que possa ter acontecido algo para explicar os fatos, não sendo só maldade das pessoas.
Mr. Bingley é outro jovem que também acredita nas palavras dos outros, acreditando mais no discernimento dos outros, do que no seu.
Apesar de se amarem logo no começo da história, mas por conta de vários mal-entendidos e até maldades da irmã de Bingley, eles só ficam juntos no final do livro, um pouco antes do casal principal.
O amor do casal principal já é um pouco mais complicado, em parte graças à ofensa que Darcy fez a Elizabeth, e em parte o pré-julgamento que Lizzy fez de Darcy.
Quando Darcy feriu o ego de Lizzy, esta fechou uma opinião terrível sobre o caráter dele. E é por causa disso que ela acredita em Wickham, um oficial que não é nada daquilo que aparenta ser. Confesso que nunca gostei dele, pessoas que se fazem muito de vitimas, significa apenas que elas não são tão vítimas assim da situação. 

Vou ser bem sincera, desde o começo do livro eu amei o Mr. Darcy e o fora que ele deu na Lizzy, e em como ela respondeu a ofensa. Foi ali que tive certeza, esse vai ser um ótimo livro, mas não foi ótimo, foi perfeito. 
Eu realmente gosto dos personagens misteriosos, que a autora aborda no começo como problemáticos, mas que no final são os mais doces e incríveis. E é o que Jane faz com Mr. Darcy sonho de consumo.
Outros personagens importantes para a veracidade do livro são:
Mr. Bennet, o pai das cinco meninas. Um homem muito inteligente e culto, só não consigo entender como ele se casou com Mrs. Bennet. Percebe-se que ele tem uma predileção por Lizzy;
Mrs Bennet é uma mulher frívola e completamente sem educação, eu juro que eu tenho vergonha alheia quando leio as partes dela no livro. O objetivo de vida dela é casar bem as filhas;
Lydia Bennet é uma garota insuportável e que não mede a consequência dos seus atos. Ela merece o final que teve;
Mary Bennet é uma garota esforçada, apesar de não ser muito esperta ela tenta o seu melhor. Eu particularmente gosto demais dessa personagem;
Kitty Bennet é um fantoche nas mãos da irmã Lydia, não tem vontade própria no livro.
William Collins é o primo clérigo das Bennet e herdeiro da propriedade. É um homem que não tem orgulho próprio, e se submete as ordens de Lady Catherine, sua tutora.
Charlotte Lucas é a melhor amiga de Lizzy. Eu não gosto muito do final dela no livro.
Lady Catherine de Bourgh é uma aristocrata esnobe e arrogante, que se acha melhor do que os outros. Ela tenta a todo custo separar Lizzy de seu sobrinho, Mr. Darcy. Mas o mais irônico, é que graças a atitude dela de querer intimidar Lizzy, é quando os dois ficam juntos.
Georgiana Darcy é a irmã caçula de Mr. Darcy. Muito doce, mas já teve um passado nada bom.
Mr. Gardiner e Mrs. Gardiner são os tios das garotas Bennet. Eles adoram as meninas, principalmente Lizzy e Jane.
 
Pra quem já leu o livro, que tal assistir ao filme com Keira Knightley e Matthew MacFadyen? o Mr. Darcy mais perfeito de todos, ele foi feito para interpretar esse personagem
Sempre que posso, eu assisto a esse filme, às vezes até seguidamente. A escolha dos atores foi simplesmente fantástica, sendo muito fidedigna com que imaginei.
Vou terminar com algumas das minhas cenas favoritas. Até a próxima meus leitores favoritos.


Autora: Nikki Merin
Compartilhar no Google+
    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

2 comentarios:

  1. Oi Nikki.
    Eu adoro ler romances. Já tinha ouvido falar nesse livro, mas nunca parei pra ler.
    Seu texto me fez ficar com vontade de lê-lo! E de ver o filme também *-*

    Após eu lê-lo, virei comentar o que achei da história, parece ser interessante, e os personagens incríveis.

    Depois irei ler seus outros textos sobre livros :D

    ResponderExcluir
  2. Olá *0*

    Que bom que você ficou com vontade de ler, fiquei muito feliz em saber ^^

    Sim, depois me conte o que você achou. Gostaria muito de saber.

    Obrigada *0*

    Bjos.

    ResponderExcluir