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Cresce o numero de reclamacoes no Procon em 2012

Autor: Luan de Bortoli 
Quanto maior o número de reclamações por parte de pessoas no Procon, mais problemas em serviços são identificados. Ou seja, se o Procon tem sido muito procurado, é porque as empresas prestadoras de serviços não estão fazendo bem seu trabalho.


E é o que parece que aconteceu no ano passado. O número de reclamações em 2012 aumentou 19,7% em relação ao ano de 2011. Em números exatos: no ano passado, foram 2,03 milhões de reclamações contra 1,6 do ano anterior. As informações são do Ministério da Justiça, de acordo com os dados do Procon presentes no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, Sindec.


Entre os setores que mais apresentaram notificações, o líder é o financeiro, que engloba serviços como banco comercial, cartão de crédito e cartão de lojas: do total, 23,85% das reclamações no Procon, ano passado, eram para esse setor.


As empresas de telecomunicações apareceram em segundo lugar, com 21,7% (contra 17,46% de 2011). Nessa área, se encaixam empresas de telefonia móvel, fixa, TV por assinatura e Internet.
A empresa que lidera as reclamações é a Oi, com 120.374 de intervenções no Procon. Em seguida, estão a Claro-Embratel (102.682), o grupo Itaú (97.578), Bradesco (61.257) e Vivo-Telefônica (44.022). 52,97% das pessoas que procuram os Procons são mulheres. Em outra análise, 16,2% são idosos.


A partir destes dados, o Procon passar a formular políticas de reparação para que as empresas reformulem suas ações a fim de melhorar o tratamento ao cliente e o serviço oferecido.

  Com informações de OGlobo.com
 Autor: Luan de Bortoli 


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