Blogroll

Blogger news

Blogger templates

Blogger templates

Tecnologia do Blogger.

Nav2 (Do not Edit Here)

Nav1 (Do not Edit Here)

Slider(Do Not Edit Here!)

Mudar as regras afeta o cerebro

Mudança de regras afeta o cérebro
Autor: Luan de Bortoli  
Mudar de emprego, mudar de casa, mudar de cidade ou estado... Mudar é complicado e sempre exige modificar uma rotina já conhecida. Uma rotina, como consequência, tem suas regras, oficiais ou convencionadas naturalmente. A adaptação é sempre difícil.

E o cérebro demora pra entender essas mudanças. Por isso, quando as regras são modificadas, erros podem acontecer em qualquer área em que houve mudança. Essa conclusão foi fruto de uma pesquisa da Michigan State University. Um exemplo simples, apontado pela pesquisa, é o seguinte: você, brasileiro, está acostumado a dirigir do lado direito. Entretanto, ao se mudar para um país como a Irlanda, iria se deparar com problemas, pois lá se dirige do lado esquerdo. Erros no trânsito aconteceriam algumas vezes.

Para o estudo, os participantes receberam algumas tarefas pelo computador, envolvendo o reconhecimento das letras do meio em “NNMNN” ou “MMNMM.” Se o “M” estivesse no meio, os participantes tinham que apertar o botão à esquerda; se o “N” estivesse no meio, tinham que apertar o botão à direita. Depois de 50 tentativas, as regras eram invertidas. A partir de então os participantes cometeram mais erros.

Ainda foi medida a atividade cerebral. E ela apontou que depois que as regras do teste mudaram, os cérebros ficaram menos ciente de erros. A mudança, depois de 50 tentativas, fez com que o cérebro trabalhasse mais, ou seja, ficou mais lento e ainda tinha reações menos precisas.

Num ambiente de trabalho, mudança de regras pode causar, para o empregado, estresse, depressão e frustração.

Com informações de Oglobo.com.

Autor: Luan de Bortoli  
Compartilhar no Google+
    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

1 comentarios: