Blogroll

Blogger news

Blogger templates

Blogger templates

Tecnologia do Blogger.

Nav2 (Do not Edit Here)

Nav1 (Do not Edit Here)

Slider(Do Not Edit Here!)

O dia em que a internet pararia: quantidade de atingidos foi baixa

Autor: Luan de Bortoli  
Divulgamos no último sábado que ontem, segunda-feira, milhares de usuários de internet poderiam ficar sem conexão em função da desativação de redes infectadas por um vírus que alterava o DNS das maquias. O vírus se chama DNSChanger. (Link da matéria de sábado)

E ontem, dia que de fato o ocorreu a desativação, o site Computerworld divulgou que, de acordo com a FBI, o número de computadores atingidos foi bem menor do que o imaginado inicialmente. De acordo com o site, foram cerca de 211 mil máquinas que o vírus atingiu de fato e que gerou consequente desligamento de sistema. A previsão era de que 4 milhões de PCs e Macs fossem atingidos. No Brasil foram 6 mil computadores atingidos.

   
Essa redução do número de atingidos se deu em função da ação dos principais provedores de internet dos Estados Unidos. As empresas agiram rapidamente com medidas que prevenissem e alertassem o usuário de que o problema existia e do que iria ocorrer na segunda-feira. Além disso, os usuários de internet atenderam aos pedidos e fizeram limpeza nas máquinas, apagando o vírus. Isso é bom, significa que as pessoas estão atentas e precavidas.

O número de endereços IP com máquinas infectadas tinha diminuído desde meados de junho em 34% nos EUA, de acordo com o Grupo de Trabalho DNSChanger (DCWG), formado por especialistas em segurança para combater o malware. Em todo o mundo, no mesmo período foi registrada uma diminuição de 19% no número de computadores com o vírus.
   
As empresas de provedores mantêm, ainda, alguns clientes com servidores especiais, para evitar perdas. Vale lembrar que a criação do vírus fez parte de um grande golpe de publicidade on-line que resultaria em US$ 14 milhões
Em novembro do ano passado, seis pessoas da Estônia foram presas acusadas como responsáveis pelo vírus. 

Com informações de OGlobo.com e Veja.com.

Autor: Luan de Bortoli    
Compartilhar no Google+
    Deixe seu Comentário
    Comentários Blogger

0 comentarios:

Postar um comentário